Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


evento:20171026_estadual_central

mola na escola 1.0

26/10/12017
O Otavio Becker conseguiu com a vice-diretora do estadual central espaço para apresentarmos alguma coisa de tecnologia no primeiro dia da feira de ciências do Colégio Estadual Central com realização em 26 e 27 de outubro de 12017.

Pessoas Envolvidas

João Santos, Otavio Becker, Ed Queiroz, Marcos Assis, Martim Becker, Gabriel Becker, Vanessa (vice-diretora do colégio) e Maria Clara Franco

Descrição

O objetivo do evento era apresentar tecnologias como projetos eletrônicos com arduino e uma impressora 3D (Frankie) aos alunos do colégio Estadual Central e mostrar que são coisas a qual eles podem ter acesso e espaço para aprendizagem.

O interesse dos alunos que passaram pela sala era o 'êxtase' de conhecer algo novo e inesperado, com foco na impressora 3D. Alguns destes se interessaram em saber mais sobre o funcionamento dos projetos e a quantidade enorme de ideias que podem ser aplicadas com tais equipamentos. O evento teve êxito!
Não ficou explícito que estava acontecendo um evento dentro daquela sala, por isso não foram muitos os alunos que participaram. Algumas pessoas se sentiram intimidadas a ponto de não entrarem na sala (mesmo querendo muito).

Motivação

Os alunos se sentem distantes demais da tecnologia para acreditarem que podem participar dela. Um professor resolveu fazer uma maquete de usina nuclear e encontrou dificuldades que o Otavio sugeriu que fosse superada com impressão 3d. Isso fez com que os alunos manifestarem sua perspectiva de distanciamento dessa tecnologia por acharem que impressora 3d é “coisa de cientista e startup fodona”. Ai ele ficou pistola e resolver que ia tentar viabilizar que a mola fizesse o papel de desmistificadora dessa história. O professor não tem certeza se vai fazer a maquete, mas dessa história surgiu a oportunidade de irmos la mostrar que impressão 3d existe e que a tecnologia em geral é acessível.

Em reunião com Vanessa, então vice-diretora do colégio, estando presente Gabriel Becker, Otavio Becker, Marcos Assis e Edwaldo, foi pensado o modelo expositivo em uma sala com datashow durante a feira de ciências. Ocorrerão impressões sucessivas de peças, exposição de projetos de eletrônica e explicação da plataforma arduino, demonstrações de possibilidades de aplicação das tecnologias na arte digital e outras áreas e, finalmente, a distribuição de panfletos com release eṕipeto da mola, assinatura das pessoas realizadoras e link para acesso de materiais para quem quiser aprofundar os estudos.

Fotos
Panfleto
Aprendizados
  • É muito importante o convite para as pessoas entrarem no espaço do evento e diminuir a intimidação causada pela atividade.
    • Uma solução seria criar um ambiente chamativo e informativo, que teria função de convite e diminuiria tal intimidação.
  • Os panfletos só fazem sentido se forem distribuídos, pois as pessoas não o coletarão espontaneamente.
evento/20171026_estadual_central.txt · Última modificação: 2018/08/14 10:47 por gabrielbckr